segunda-feira, 5 de abril de 2010

Paulo Pitaluga se despede e Oscemário Daltro assume oficialmente a Cultura

Por ARIANE LAURA

Silval Barbosa assumiu quarta-feira (31.03) o governo e emposou os novos secretários de Estado, entre eles Oscemário Daltro, que assume a pasta da Cultura, antes sob a gestão de Paulo Pitaluga. A solenidade de posse aconteceu quarta pela manhã, no Centro de Eventos do Pantanal. Estiveram presentes senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos do interior de Mato Grosso, secretarios e representantes do poder público municipal, estadual e do governo federal.

Paulo Pitaluga, durante uma celebração de despedida promovida pelos servidores na terça (30.03) no Palácio da Instrução, discorreu sobre as condições em que assumiu a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e os desafios enfrentados para conseguir um avanço no setor cultural.

Durante a ocasiãoforam apontados ações concretizadas durante a gestão de Pitaluga, entre elas: aumento do orçamento para a Cultura, os contratos de gestão tendo o Cine Teatro Cuiabá, o Museu de Pré-História e a Orquestra do Estado de Mato Grosso como bons exemplos e a Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (FLIMT).

Sobre as ações pontuadas, Pitaluga afirma que não fez mais do que a sua obrigação. “Eu fiz apenas o que qualquer gestor deveria fazer. Gostaria de ter feito muito mais, como o Memorial Indígena".

Outro momento marcante da reunião foi a presença de Márcio Bororo, que ressaltou o respeito com que Pitaluga abordou e trabalhou com a diversidade indígena existente em nosso Estado. Como forma de uma singela homenagem, ele apresentou acompanhado do violão a canção Tocando em Frente, do compositor Almir Sater . O presidente do Conselho, Jhonny Everson, destacou a abertura e democratização do conselho e também homenageou Pitaluga com uma canção de sua autoria.

O então sub-secretário, Oscemário Daltro, que desde agosto do ano passado está na Cultura, diz que aprendeu muito com Pitaluga durante esse tempo e que aprendeu a conhecê-lo, a respeitá-lo e a conviver com ele. “Paulo Pitaluga adotou um conjunto de medidas e ações que marcaram um referencial aqui. E, com certeza, ele ainda tem muito a contribuir com a sociedade”, afirma após parabenizá-lo pela gestão.

Estiveram presentes durante o encontro de despedida funcionários da SEC, entre eles alguns amigos próximos de Pitaluga, o seu sucessor, Oscemário Daltro, Em clima de despedida, Pitaluga agradece a todos que estiveram ali presente e sai com a consciêcia de trabalho cumprido.