quarta-feira, 14 de abril de 2010

Exposição temática celebra o Dia do Índio na Galeria de Arte da SEC

Por ANA MOREIRA

Mato Grosso possui uma das maiores populações indígena do Brasil, com mais de 40 etnias. No mês em que se comemora o Dia do Índio, a Galeria de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura tem a honra de receber esta exposição temática, reunindo obras raras de seu acervo e de artistas convidados. A abertura da exposição acontece no dia 15 de abril, às 19 h, e fica aberta para visitação do público até o dia 29.

Entre as peças, duas coleções se destacam: “Xinguana”, de Clóvis Irigaray, e “Bugres” de Conceição de Freitas. Ambas são da década de 70 e integram o Patrimônio Histórico e Artístico da Pinacoteca do Estado. Na primeira, Clovito usa o giz pastel sobre papel para retratar o índio com a urbanidade. No segundo conjunto, Conceição utiliza madeira revestida de cera de abelha para traduzir seu olhar sobre a fisionomia indígena.

Também integram esta exposição obras de Amaro Dias, em que a escrita matriz dos indígenas - as pinturas rupestres – são representadas em acrílico sobre tela. Nilson Pimenta usa óleo sobre tela em estilo Näif para retratar o cotidiano e o lazer dos índios pantaneiros e, Deuseni Félix mostra, em grandes proporções, um pouco da temática que, na última década, a levou a representar Mato Grosso em eventos nacionais e internacionais.