terça-feira, 30 de março de 2010

Fortaleza dá início a Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais



Começa hoje (25.03), em Fortaleza (CE), a quarta edição do encontro nacional quer reúne os Pontos de Cultura de todo o país, Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais. A programação do evento é composta por uma série de manifestações culturais revelando a multiplicidade da cultura brasileira. O evento é realizado pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo do Ceará e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Mato Grosso, estado que abriga o Centro Geodésico da América do Sul, possui 56 Pontos de Cultura, que retratam e demonstram a diversidade cultural e ambiental do território que envolve três ecossistemas, o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado. Representando a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, foram Ana Moreira e Cinthia Mattos, da coordenação dos Pontos no Estado.

Paralelamente ao encontro, será realizado o Fórum Nacional de Pontos de Cultura, com seminários, painéis, debates, exposições e apresentações artísticas, para consolidar a Teia como um espaço político e cultural das instituições conveniadas e discutir a gestão compartilhada do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva.

Esta é a quarta edição do Encontro - que já ocorreu nos anos de 2006, em São Paulo; de 2007, em Belo Horizonte; e de 2008, em Brasília - e a terceira do Fórum. A cada evento são escolhidos diferentes temas para celebração e debate.

A Teia 2010 acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura da capital cearense e está aberta, gratuitamente, a todos que desejam participar de suas atividades.

Confira a programação aqui

Pontos de Cultura - Os Pontos de Cultura integram as ações prioritárias do Programa Cultura Viva, do MinC. Atualmente, existem cerca de 2,5 mil em todo o Brasil, incluindo os que estão em processo de convênio. Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil podem se tornar Pontos de Cultura por meio de seleção convocada por editais públicos. As instituições ficam, então, responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades.

Até 2008, foram 16 Pontos conveniados diretamente pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico-Cultural (Iphan). A partir de 2009, com a execução do convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, nasceu a Rede do Estado de Mato Grosso, agregando 40 novos Pontos.

Teia 2010 - Tambores Digitais
Período: De 25 a 31 de março
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE)
Endereço: Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema